Home

MANTIQUEIRA – A mais bela paisagem do Brasil

A Serra da Mantiqueira é o mais importante maciço montanhoso do país e que se espalha pelas divisas de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Possui uma linha de cumes mais elevada que se inicia próximo a Bragança Paulista seguindo na direção norte-nordeste, delineando as divisas dos três Estados até a região de Parque Nacional do Itatiaia e daí continuando dentro do Estado de Minas até Barbacena, numa extensão de aproximadamente 500 km desde a cidade paulista. Desta estrutura mais elevada ela desce em direção ao Sul de Minas formando uma série de montanhas e planaltos elevados. Nela encontramos vários picos com mais de 2.000 metros de altitude, sendo que três estão entre os dez mais altos do Brasil, e uma das mais belas paisagens do país.

O NOME

Mantiqueira se origina do tupi-guarani e significa “Serra que chora”, assim denominada pelos índios que habitavam a região e devido à grande quantidade de nascentes e riachos encontrados em suas encostas.
Seu nome já indica a sua grande importância como fonte de água potável e seus rios abastecem um grande número de importantes cidades do Sudeste. São seus riachos que formam o Rio Jaguary, responsável pelo abastecimento da região norte da Grande S.Paulo, o Rio Paraíba do Sul que corta uma região densamente habitada e altamente industrializada, e o Rio Grande que irá formar o maior complexo hidroelétrico do país. É nela também que estão localizadas as mais afamadas fontes de águas minerais do país nas regiões de Caxambu e São Lourenço em Minas, Campos do Jordão e Poços de Caldas e Águas da Prata.

ECOLOGIA

A Serra da Mantiqueira integra o ecossistema da Mata Atlântica que possui uma das maiores biodiversidades do planeta. Apesar da ocupação das terras principalmente para a exploração da pecuária, existem ainda regiões de mata muito bem preservadas onde encontramos uma impressionante variedade de árvores como o jacarandá, cedro, canjerana, guatambu, ipês, canela, angico, jequitibá, e também a araucária (ou pinheiro-brasileiro) e o pinheiro-bravo, típicos do clima tropical de altitude. Este também é o habitat ainda hoje de uma fauna variada onde se destacam o veado campeiro, o lobo-guará, a onça parda, o cachorro-vinagre, a jaguatirica, a paca, o bugio, o macaco sauá, o mono, o esquilo e o ouriço caixeiro. E entre as aves, a gralha-azul, o tucano, a maitaca, o inhambu, o jaçanã, a seriema e o gavião carcará.
Isto numa região que no ponto mais próximo dista apenas 100 km da cidade de São Paulo.

HISTÓRIA

No início da ocupação do Brasil a Mantiqueira foi um grande obstáculo a ser vencido para as expedições que iam para o interior em busca do ouro e das pedras preciosas. Vários desbravadores paulistas, entre eles Fernão Dias Paes Leme, abriram e consolidaram durante a segunda metade dos séculos XVI e todo o século XVII, um caminho que se iniciava no Planalto Paulista, seguia pelo Rio Paraíba passando por onde estão hoje as cidades de Taubaté, Pindamonhangaba, Guaratinguetá, Lorena até a Cidade de Cachoeira. Daí atravessavam a Serra pela Garganta do Embaú e Passa Quatro e adentravam pelo Sertão da Mantiqueira.

Em fins do século XVII depois de 140 anos de busca os Paulistas descobrem no interior de Minas o tão cobiçado ouro, e inicia-se então um grande fluxo de pessoas para o interior para tentar a sorte nos garimpos. A Coroa Portuguesa no intuito de controlar o trânsito do metal e facilitar a cobrança dos impostos define o único caminho permitido para o acesso às minas e para o transporte do metal, e que ficou conhecido como Caminho Geral do Sertão. Este se iniciava em Paraty, atravessava a Serra do Mar e atingia Guaratinguetá. Daí seguia pelo caminho dos Paulistas atravessando a Mantiqueira e passando por onde estão hoje Passa-Quatro, Itanhandu, Santana do Capivari, Consolação, Pouso Alto, Boa Vista, Baependi, Conceição do Rio Verde, Cruzília e Ingaí. Aí atravessava o Rio Grande chegando a Ibituruna e subia o Rio das Velhas até o Arraial do Rio das Mortes, hoje São João Del Rey. Seguia então até a Vila Rica, hoje Ouro Preto.

Em meados do século XVIII a Coroa abre um segundo caminho a partir do Rio de Janeiro atravessando a Serra dos Órgãos e o caminho dos Paulistas passa a ser chamado de Caminho Velho.

ALTITUDES E CLIMA

A mantiqueira é a região preferida pelos alpinistas e trekkers onde no inverno, que coincide com a estação seca, pode-se subir alguns dos picos mais altos do país:
Pedra da Mina – 2,897 m, entre Passa Quatro e Queluz.
Agulhas Negras – 2.787 m, no Parque Nacional do Itatiaia.
Pico Três Estados – 2.665 m, entre Passa Quatro e Queluz
Pico dos Marins – 2.420 m, entre Marmelópolis e Cruzeiro.

Também lá estão algumas das cidades brasileiras com maior altitude:
Campos do Jordão - SP – 1.620 m
Monte Verde (distrito de Camanducaia) – MG – 1.550 m
Senador Amaral - MG – 1.500 m
Bom Repouso – MG – 1.370 m
Maria da Fé – MG – 1.280 m
Munhoz – MG - 1.260 m
Gonçalves – MG - 1.250 m
Delfim Moreira – MG - 1.200 m
Bueno Brandão – MG - 1.200 m

Devido à altitude, o inverno na Serra da Mantiqueira apresenta baixas temperaturas, com a ocorrência de nevoeiros no início da manhã e às vezes geadas, dando à paisagem o visual das regiões de clima frio. É comum o termômetro atingir marcas próximas a 0ºC, sendo que nas cidades mais altas como Campos do Jordão e Monte Verde verificou-se temperatura de - 5ºC em anos recentes. Nos picos mais altos o frio chega a ser mais intenso ainda e as temperaturas podem cair abaixo de -10ºC


MICRO REGIÕES

Para um melhor entendimento das características de uma região tão extensa, optei dividí-la e abordá-la em micro regiões. Nesta divisão acompanho algumas das denominações já utilizadas nos roteiros turísticos, e para as regiões que ainda não foram batizadas tomei a liberdade de criar um nome que ajudasse na sua descrição.

1. CIDADES ALTAS

Esta região fica á direita do Rio Jaguari e compreende as cidades de Itapeva, Camaducaia, Munhoz, Senador Amaral, Bom Repouso, Bueno Brandão e Ouro Fino, em Minas Gerais e Pedra Bela e Serra Negra em São Paulo. É uma extensa aérea que engloba uma sucessão de serras com altitudes entre 1.200 e 1.600m, e que se não tem a presença de picos tão elevados como as outras possui algumas das cidades com maior altitude do país. É pouco habitada sem a presença de nenhuma grande cidade, pouco desenvolvida economicamente. Tem como atividades a pecuária, a cultura da batata, milho e hortaliças e a produção de rosas.

2. ENTRE RIOS

Como o nome diz fica entre dois rios, o Jaguari que corre no sentido norte sul e faz parte da bacia do Tietê e o Sapucaí - Mirim que corre do Sul para o Norte e forma o Rio Grande. Engloba as cidades de Extrema, Monte Verde (distrito de Camanducaia) e Gonçalves em Minas e Sapucaí-Mirim-SP. É região rica em água e com paisagens muito bonitas aonde o turismo vem se desenvolvendo de maneira acentuada nos últimos anos. Possui picos com mais de 2.000m de altitude como o Pico do Selado (Monte Verde) e a Pedra de São Domingos (Gonçalves). (clique para saber+)

3. PINHAIS

É uma das regiões mais frias da Mantiqueira e por isso com uma grande presença da Araucária, ou Pinheiro-brasileiro. É onde estão as maiores cidades e engloba Campos do Jordão e Santo Antônio do Pinhal, em São Paulo, e São Bento do Sapucaí, Brasópolis, Piranguçu e Wenceslau Braz, em Minas. Possui uma grande área de matas preservadas e algumas das mais bonitas paisagens da Serra. Possui uma atividade turística forte no lado paulista, mas ainda muito tímida no lado mineiro.

4. TERRAS ALTAS

É a região por onde passava o Caminho Geral do Sertão e por isso tem algumas das cidades mais antigas da Serra. Engloba Passa Quatro, Itanhandu, Itamonte, Pouso Alto, Alagoa, Virgínia, Delfim Moreira e Marmelópolis. Aí fica o trecho da Mantiqueira conhecido como Serra Fina, um dos destinos preferidos pelos alpinistas, e que possui alguns dos picos mais elevados: Pedra da Mina (2.897 m), Três Estados (2.665 m), Capim Amarelo (2.570 m). Possui uma paisagem deslumbrante cheia de matas, riachos e cachoeiras. Na atividade econômica predominam o turismo, a pecuária leiteira e a produção de doces. (clique para saber +)

5. ITATIAIA

Nesta micro região ficam o Parque Nacional do Itatiaia e as cidades próximas como Bocaina de Minas, Liberdade, Mirantão e Visconde de Mauá. É uma área pouco habitada e com uma fauna e flora exuberantes. Também muito visitada pelos alpinistas possui alguns dos mais altos picos da Mantiqueira como o Pico das Agulhas Negras (2.787 m), Morro do Couto (2.680 m) e a Pedra do Sino (2.670 m). (clique para saber +)

6. IBITIBOCA

Outra região próxima a um parque florestal e já porção final da Serra. Este trecho está todo no Estado de Minas e engloba as cidades de Bom Jardim de Minas, Lima Duarte, S.Rita do Ibitiboca e Barbacena.

Home - Mais sobre a Mantiqueira - Acesso - Local - Terreno - Casa - Pecuária - Contato

Sítio Pau Brasilis - Serra da Mantiqueira - Itapeva MG